Versos inesquecíveis da MPB

Top 5 Metáforas Pungentes Qual Pregos na Alma:
1) "Eu tô plugado na vida/ Eu tô curando a ferida/ Às vezes eu me sinto uma mola encolhida" (Lulu Santos, "Toda Forma de Amor")
2) "Alô doçura/ Me puxa pela cintura/ Tem tudo a ver o teu xaxim/ Com a minha trepadeira" (Rita Lee, "Pega Rapaz")
3) "Como se eu fosse flor você me rega" (Ivete Sangalo, cometendo uma elegia involuntária - ou não - ao golden shower em "Flor do Reggae")
4) "Eu achei que o amor fosse mole/ Algo assim feito requeijão" (Lulu Santos, em sua tenebrosa cover de "I'm a Believer" dos Monkees)
5) "Grilo na cuca/ Meu coração é uma bomba atômica/ Minha canção é super, super sônica/ Minha cabeça está pegando fogo, fogo, fogo" (Dudu França, ex-apresentador do programa "Vamos Nessa" no SBT e intérprete do one-hit wonder "Grilo na Cuca")

Top 5 Versos Romanticozinhos:
1) "Passamos juntos um dia de amor/ Você na cama gemendo sem ter dor/ E eu olhava pra ti e sorria/ Eu te queria/ E te chamei o tempo todo de amor/ Duzentos contos foi você quem me levou" (Cláudio Brega, "Te Dou Amor, Mas Não Aceito Cheques")
2) "Estou arrependido de um dia ter sofrido/ Por uma mulher tão feia/ Você não merece amor/ O carinho que eu te dou é a chave da cadeia/ Agora vá pra cadeia/ Porque o mundo é moderno/ Já que eu não te quero mais/ Vá morar com satanás lá nas grades do inferno" (Carlos Alexandre, "Vá Pra Cadeia")
3) "Não alimento amor por telefone, isso é ilusão/ Não adianta falar de amor ao telefone, isso é ilusão/ Pra que tanto telefonema se o homem inventou o avião/ Pra você chegar mais rápido ao meu coração" (Jota Quest, "Tele-Fome")
4) "Eu já nem me lembro, tanto tempo faz/ Mas eu não me esqueço que te amei demais" (Kátia, a cantora cega, em "Lembranças", nesta estrofe singularmente esquizofrênica sobre suas reminiscências amorosas)
5) "Eu já nem lembro bem/ Da primeira vez que eu dei" (Kid Abelha, "Agora Eu Sei", outra canção sobre problemas de memória)


Top 5 Merchandisings Tabajara:
1) "A sua vida é dura/ Você vende Natura/ Para sobreviver" (Os Magos do Brega, "Arrumadeira de Motel")
2) "Entraram na minha casa/ E roubaram meu Play Station/ E é tanta coisa ruim comigo/ Mas eu não me queixo" (O Surto, "Triste Mas Eu Não me Queixo", assassinando "Californication" dos Red Hot Chili Peppers)
3) "Já lasquei a boca/ Na queda de patinete/ Semana passada/ Bateram no meu Chevette" (mais uma de "Triste Mas Eu Não me Queixo", forte candidata a cover mais infame de todos os tempos)
4) "Quero soltar bombas no Congresso/ Fumo Hollywood para o meu sucesso/ Sempre assisto à Rede Globo/ Com uma arma na mão/ Se aparece o Francisco Cuoco/ Adeus televisão" (Capital Inicial, "Psicopata", denegrindo ainda mais a imagem das canções de protesto)
5) "Fuscão preto/ Você é feito de aço/ Fez o meu peito em pedaços/ Também aprender a matar/ Fuscão preto/ Com o seu ronco maldito/ Meu castelo tão bonito/ Você fez desmoronar" (Almir Rogério, cantor e compositor de "Fuscão Preto", sucesso estrondoso na época em que foi lançado, a ponto de ter inspirado a produção de um longa-metragem homônimo em 1983 com Xuxa Meneghel encabeçando seu elenco)


Top 5 Embromation Society:
1) "Do you wanna gimme girl/ Do you wanna gimme o anel?/ Do you wanna gimme girl?/ Do you wanna go pro motel?" (Charlie Brown Jr., "Gimme o Anel")
2) "Baby, the book is on the table/ I am the book/ And you are the table" (Léo Jaime em uma canção sugestivamente intitulada "Bobagem")
3) "I love you pra chuchu/ Se você não está perto eu fico jururu" (Rita Lee, "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar", versão de lascar para "Here, There and Everywhere" dos Beatles)
4) "Tudo fica blue/ Quando o sol se põe pra lua/ Abençoar mais uma vez o nosso amor/ Tudo fica blue/ A nossa paixão flutua/ No universo onde mora o nosso amor" (Soweto, "Tudo Fica Blue", pagode sem-vergonha que além de plagiar um verso de "Conquista", sucesso de Claudinho & Buchecha, ainda comete a façanha de rimar "amor" com "amor")
5) "Eu quero te amar/ Eu quero beijar/ Eu quero apertar/ Eu quero botar/ O meu coração/ Nessa gatinha/ Cheio de emoção/ Let's go!!!" (Sérgio Mallandro, "Vem Fazer Glu-Glu")

Top 5 Duplo Sentido:
1) "Tico-tico é um gato que a Maria quer bem/ Não dá, não vende nem troca e não empresta a ninguém/ O Tico tem um defeito que nem dá pra consertar/ O defeito do Tico/ É danado pra miar/ Tico mia na sala, tico mia no chão/ Tico mia na cozinha, encostado no fogão/ Tico mia no tapete, tico mia no sofá/ Tico mia lá em casa toda hora sem parar" (Sandro Becker, "O Tico-Tico")
2) "A pipa do vovô não sobe mais/ Apesar de fazer muita força/ O vovô foi passado pra trás/ Ele tentou mais uma empinadinha/ A pipa não deu nenhuma subidinha" (Silvio Santos, "A Pipa do Vovô")
3) "Vamos abrir a roda, enlarguecer/ Tá ficando apertadinha, por favor/ Abre a rodinha, por favor/ Abre a rodinha, por favor/ Abre a rodinha" (Sarajane, "A Roda")
4) "O Saci perguntou e ele respondeu/ Quem é Seu Cuca?/ Seu Cuca é eu/ Seu Cuca é eu!" (Seu Cuca, "Forrock do Seu Cuca")
5) "Morena diga onde é que tu tava/ Onde é que tu tava/ Onde é que tava tu/ Passei a noite procurando tu/ Procurando tu" (Trio Nordestino, "Procurando Tu")


Top 5 Tradutores Traidores:
1) "Ah, quando a paixão é cega/ A gente fica cega, cega/ Seja bom ou mal/ Vício é fatal" (Rosana, "Vício Fatal", regravação de "Let's Stay Together" que fez Al Green dar cambalhotas em seu túmulo) [UPDATE: até mesmo antes de ter morrido, conforme alertaram o Adolfo Colen, o Zen e o Sergio Fonseca]
2) "Sônia, chega mais aqui e fica bem juntinho/ Sônia, vamos nessa festa fazer um trenzinho/ Você na frente e eu atrás/ E atrás de mim um outro rapaz/ Sônia, que loucura!" (Léo Jaime, "Sônia", em versão pra lá de tropicaliente de "Sunny", canção de Bobby Hebb)
3) "O que é imortal/ Não morre no final" (Sandy & Júnior, "Imortal", dupla de dois flagrada em um verso pleonasticamente redundante desta transposição transposta para o idioma luso-portuguê s da canção musical "Immortal" dos Bee Gees)
4) "Quero morar com você na Califórnia/ Quero ser feliz/ Foi o que eu sempre quis" (Ovelha, matando a pau em sua cover de "Hotel California" dos Eagles)
5) "Cai da bicicleta/ E lasquei os ovos no eixo/ E é tanta coisa ruim comigo/ Mas eu não me queixo" (não dá pra se cansar de citar "Triste Mas Eu Não Me Queixo", cover anta-lógica de "Californication" cometida pelo grupo O Surto)


Top 5 Aserejês:
1) "Foi sem querer/ Que derramei toda emoção/ Undererê/ E cerquei seu coração/ Undererê/ Me machuquei, te feri, não entendi/ Undererê" (Eliana de Lima, "Desejo de Amor")
2) "Uou, uou/ Iei, iei/ Sem você não viverei" (mais uma de Ovelha, o cantor mais ovino de toda a MPB, na inolvidável "Sem Você Não Viverei")
3) "Eu quero ver/ Tindolelê/ Nheco nheco, xique xique, balancê" (Xuxa, "Tindolelê", sucesso composto por Cid Guerreiro, mesmo autor da igualmente imbecil "Ilariê")
4) "É no balanço da cama/ Nhec, nhec/ Roinc, roinc" (Companhia do Samba, "No Balanço da Cama")
5) "Preta, fala pra mim/ Baracundé Cundé Cundô/ Fala o que você sente por mim/ Oi oi oi ô" (Beto Barbosa, o "Rei da Lambada", em seu sucesso "Preta")


Obrigadão ao TH pelo e-mail que me fez rir que só num-sei-nem-o-quê...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tom NewsFlash!

Sobre presentes de casamento...

Quando eu te vi...