Novo ensino médio?

Acabei de ver a... erm... "propaganda" governamental sobre o ensino médio. Basicamente, querem fazer uma grade curricular semelhante à dos EUA.
Quando eu lá (no segundo grau) estava, pensava justamente nisso: poder escolher o que estudar de acordo com a faculdade que eu queria fazer (e fiz), sem nada que eu percebesse como desvio da minha rota ou perda de tempo, afinal, "não sei que utilidade tem saber anatomia no que vou fazer da vida".
Mas o tempo passa e traz a sabedoria pra ficar e fazer criar juízo. Aprendi que não poderia questionar alguns remédios se não tivesse aprendido determinados nomes de elementos e misturas em aulas de Química. Aprendi que exercícios físicos, por menos sentido psicológico que façam e por mais dores físicas que tragam, nos ensinam ferramentas valiosas de vida em sociedade e trabalho em grupo - além de melhorar o estado dos nossos músculos. Aprendi que Filosofia não nos oferece nenhuma resposta, mas nos ensina a PERGUNTAR e BUSCAR RESPOSTAS POR NÓS MESMOS.
E eram as matérias que eu mais odiava. Ainda são...
Pode parecer ignorância minha, mas eu vejo tal tipo de educação como uma ferramenta de criação de uma "sociedade-colméia", onde todos serão direcionados à "praticidade exclusiva", e ficar sem conhecimentos extras de grande valia, que os permitam QUESTIONAR, que os permitam CONTRARIAR. É o início de uma sociedade onde os interesses de quem estiver no topo ficam ainda mais escondidos, mesmo que evidenciados pela massa sendo manobrada para não ser nada além de mão-de-obra acéfala. Esta estratégia deste desgoverno, que eu jamais reconhecerei por sua total ilegitimidade, me parece tão clara que chega a me assustar. Viramos, definitivamente, mercadoria.
O Brasil precisa de muitas mudanças! Mas não esta. Tudo (OK... QUASE tudo) aquilo que se vê na escola mostra sua utilidade em algum ponto da vida. Pena que só trintão e no caminho de uma pós-graduação fui reconhecer isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre presentes de casamento...

Quando eu te vi...

Tom NewsFlash!