Em terapia - capítulo 1

Em 13 de setembro de 2004, eu criei o Cantinho de uma Mente Perturbada... essa ferramenta, o "blog", me fascinava e intrigava, pois eu não sabia, ainda, exatamente de que tratava e etc., etc. e talz... mas animado com a qualidade e conteúdo do hoje chamado EnTHulho, decidi arriscar.
Em algum tempo, o Cantinho logo se tornou meu espaço para me divertir, colocar as besteiras que encontro pela internet, me comunicar com amigos e travar contatos com outros blogueiros - alguns deles viriam a se tornar companheiros em aventuras conjuntas como o Cronch! (que, infelizmente, não exise, mais), o Escrevinhadores e os meus amados Culture Rangers! Claro que o blog também serviu de espaço pra eu experimentar as reações a algumas poesias, desenhos... comentar meu cotidiano, fatos extraordinários, preferências artísticas e mesmo despejar minhas neuroses em vocês (eu sei que esta última caiu mal, mas fiquei em falta de um eufemismo).
Blogar tem me ajudado bastante, na verdade. Eu brincava dizendo que era "terapia grátis", mas percebi com o tempo que era verdade e eu nem havia me dado conta por um tempo. Me é positivo me despir de mim mesmo e depois poder fazer auto-análise através dos escritos.
Com o twitter, vi um novo desafio - ser menos prolixo, exercer o meu lado sintético. O blog acabou meio negligenciado neste ponto, eu confesso. Fiquei viciado, mesmo. E, de certo modo, perdi o contato com a realidade.
E na onda da internet, perdi o limite. Percebi que havia me exposto DEMAIS, em todos os sentidos possíveis e imagináveis para mim. Todos poderiam ver demais de mim, e percebi que eu não poderia fazer o mesmo com todos, mesmo que quisesse. Senti que era hora de parar e dar um passo para trás. Me afastar da vida internética um pouco e me reavaliar.
Nos últimos meses, tenho ficado muito triste, mas muito triste MESMO, algo irracional e inexplicável. Nada me apetecia, nada queria fazer, nada me dava real prazer... Pensamentos ruins que me apossaram na adolescência voltaram para me assombrar, e voltaram fortes, não consegui me livrar deles sozinho, desta vez. Foi demais para mim, pedi ajuda.
Percebi que como sendo coisa pública (um blog pessoal) e semi-pública (eu bloqueei o acesso ao meu twitter devido a quiprocós na FAPEAL já ditos aqui no blog), eu não deveria me expor tanto assim. Algumas coisas realmente devem ficar na esfera do PRIVADO E PARTICULAR - eu posso ser um livro aberto, sim, como sempre fui! Mas deveria ter aprendido desde cedo que este livro pode ser aberto na página que SE QUER QUE SEJA LIDA.
Esta semana, pela primeira vez na minha vida, entrei num consultório para a dita "análise feita por um profissional". E foi um primeiro encontro estranhíssimo - paguei caro pra chorar horrores com apenas duas perguntas. Não me abri totalmente, ainda, mas despejei bastante de mim, ali.
Fui diagnosticado com baixa auto-estima em nível perigoso (já esperava por isso) e com depressão clínica comprovada (tinha quase certeza de que isso aconteceria cedo ou tarde na vida). Será um longo processo de sessões sem previsão de fim, regados a Lexapro - que já comecei a tomar.
Meus pais estão mortos de medo - mainha tem medo de eu viciar em anti-depressivos, painho com medo do que a sociedade dirá sobre mim se/quando souber que eu fui a um consultório psiquiátrico e estou tomando um anti-depressivo. Eu, como sempre, prefiro ser aberto - mas, agora, deixarei meu livro aberto apenas nas páginas que podem ser lidas por todos vocês. Como uma hora ou outra, todos vão descobrir, mesmo, não seria melhor que eu deixe as informações necessárias às claras para evitar confusão e fofoca? É justamente o que estou a fazer.
NÃO ABANDONAREI ESTE BLOG, GENTE! O twitter ainda está em análise, não entro lá tem quase dois meses, e nem faz tanta falta, na verdade. O que quero é recuperar o espírito que este Cantinho tinha em seu início, continuar a ser tão verdadeiro quanto sempre fui com todos vocês que aqui aparecem, e recuperar a alegria que tem fugido de mim nestes dias.
A partir daqui, fica a promessa, crianças - vou voltar a postar com alguma freqüência. Mas uma promessa maior é ME MANTER VIVO E EM CONTATO COM O MUNDO REAL - a vida é linda e foi feita pra ser vivida e socializada. Espero que todos me entendam. Quem vem comigo?

Comentários

  1. Fofinho,

    Entendo bem o que está passando e nao pense que é feio fazer terapia, pelo contrario, é chique de doer! Todo mundo faz, até pelo SUS hoje se faz isso, rsss.
    Se cuida, e volte! Pronto pra gente bagunçar alegremente por aí. Amo tu moço bacana! Se cuida e volta! Beijinho na pontinha do nariz!

    ResponderExcluir
  2. Tom!

    "Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação".
    (Jean-Paul Sartre)

    Abraços,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Estou junto com você, Tom, mesmo distante, você sabe! E há quanto tempo que a gente se conhece virtualmente... nossa! jà se vão uns 6 anos? Grande abraço, meu caro!

    ResponderExcluir
  4. O mundo virtual é nosso teatro...
    Mas fantasia demais engasga e faz mal.
    Take your time, dearest...we love you!

    ResponderExcluir
  5. Já me consultei com Psicólogos (e Psiquiatras) há muito tempo. Também já tomei uns "faixa preta". Sobrevivi! Aqui estou eu, não fiquei viciado, só um pouquino mais maluco... Força aí! Nem tente abandonar o Blog! VaLeU!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, hoje em dia a coisa mais chique é se cuidar! Você fez muito bem em procurar ajuda e vai ver que, se seguir o tratamento direitinho, logo terá a plena consciência de que você acertou muito em ter corrido atrás do seu bem estar! Depressão é doença, não é frescura e nem sara com "vai melhorar..." ou "se você quiser você sai dessa" ou "é só uma fase".

    ResponderExcluir
  7. oi Tom, obrigado por visitar minhas recordações de viagem... faz 1 ano! obrigado pelo comentário e carinho!

    vou dar uma olhada por aqui tbm... depois comento dignamente! qualquer coisa tem umas crônicas liricas que se encaixa bem no cantinho de qualquer mente perturbada, como a minha! rs... é a vida!! http://cronicalirica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oi, que bom ter ido visitar o renatiano! blog é assim mesmo, neh? tem momentos que são constantes e depois, a gente vai deixando faltar o 'post nosso de cada dia', rsrs. que pena não ter visto sobre a peça; to com ela em outro teatro agora! quem sabe mais pra frente!

    ResponderExcluir
  9. Saiba q o Bratz dos 25 aos 32 anos fez terapia ... a melhor coisa q fiz na vida ... Bratz antes e Bratz depois ... com certeza muito melhor ...

    ResponderExcluir
  10. Oi Tom, tudo bem?
    Menino, de coração, espero que essa fase passe logo e q vc fique super bem viu?
    Abraços menino

    ResponderExcluir
  11. vou ficar no mundo virtual, o mundo lá fora me magoa mto.

    ResponderExcluir
  12. Cara, nos dias de hoje quem nunca passou por um psico alguma coisa q atire a primeira pedra!!!
    Eu tomo ansiolídicos faz 6 anos acho... Fiz terapia, foi bem, mas terapia vicia mais q remédio, vc quer exorcizar seus demônios e uma hora vc tem q dizer chega!!!
    Blog é bom, mas muito do q eu sofro (a maioria), não publico não, não me exponho tanto assim...
    Qto ao Twitter, me empolguei no começo, agora enjoei daquilo lá... Blog tô na tal crise da falta de assunto, mas amamos essa internet, cedo ou tarde voltamos com tudo, depois paramos por um tempo de novo e por aí vai!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Tom,

    Quanto tempo! Fiquei preocupado que vc sumiu do twitter, e acabei parando nesse teu blog.
    Olha, minha tapioca de coco: não se preocupe com o que os outros vão dizer se você faz análise ou toma ansiolíticos... Se importe apenas em ser uma pessoamelhor a cada dia que passa. Enfrente os seus medos, levante a cabeça, ligue o botão foda-se e seja feliz.

    Grande abraço, saudades, minha cupcake de nozes.

    Rogerio @doamaral2

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando eu te vi...

Tom NewsFlash!

Sobre presentes de casamento...